FOTOS
 

Grupo Desportivo de Silvares

Nogueiras
Apartado 76
4820 - 706 Silvares S. Martinho
Fafe
Tel. 253 595 504
Tlm.918 136 397

O Grupo Desportivo de Silvares nasceu em 27 de Junho de 1938. O dador foi o Prof. Manuel José Dias , que, aliás, é o nome do campo de futebol, e o clube possui. Nesse tempo, o grupo estava ainda integrado na FNAT. Onde esteve muitos títulos e tinha a denominação de Grupo Desportivo da Casa do Povo de Silvares.

Em 27 de Junho de 1975, foi constituída uma Comissão, com autonomia e identidade própria, assim nascendo o Grupo Desportivo de Silvares. Os estatutos do clube estão publicados no Diário da Republica de 16 de Setembro de 1975.

O clube foi Campeão Distrital da 3." Divisão na época 1976/1977 e campeão da 2.ª Divisão na temporada de 1981/1982. Actualmente disputa o Campeonato Distrital da 1 a Divisão (série D).

Embora o clube seja predominantemente de cariz futebolístico, também tem por fim a promoção da cultura e recreio, com a colaboração, sempre que possível, de outras colectividades da freguesia, que promovam iniciativas culturais. O clube dispõe de um campo de tiro aos pratos, para lazer e diversão de quem o frequenta, para além das actividades que leva a efeito durante a paragem do campeonato de futebol distrital. Actualmente a associação possui cerca de 300 sócios.

"O Associativismo em Fafe"
Artur Ferreira Coimbra
Câmara Municipal de Fafe 2004

             
  G.D.Silvares S.Martinho   G.D.Silvares S.Martinho   G.D.Silvares S.Martinho  
A.R.A. Bugio A.R.A. Bugio A.R.A. Bugio
  CENTRO
  SOCIAL
Centro Social   Centro Social  
 
   

Associação Recreativa e Artística do Bugio

Bugio
Silvares S. Martinho
4820-707 Fafe
Tel./Fax 253 595 008 (p. f.)
TIm. 917891 738

A Associação Recreativa e Artística do Bugio, em Silvares S. Martinho , foi fundada em 7 de Março de 1980 e teve os seus estatutos publicados na folha oficial em 23 de Abril seguinte.

São seus objectivos essenciais desenvolver várias actividades na área do desporto e da cultura, em especial das chamadas "modalidades pobres". Na década de 1980, destacou-se no atletismo, tendo chegado a ser uma das melhores equipas da modalidade no distrito de Braga.

A colectividade realiza anualmente o desfile de Carnaval, marchas populares, um torneio de futebol de salão, espectáculos de teatro, a festa de S. Martinho, o Natal e o Dia da Criança e outras actividades que ao longo do ano se justifiquem, dirigidas em especial para as crianças que frequentam escolas anexas às suas instalações.

Ao nível de património, a associação dispõe de sede, com salão de festas devidamente apetrechado para teatro, música e outros eventos culturais, possuindo ainda um recinto desportivo, com balneários e bar.

A colectividade tem actualmente 175 associados e está inscrita no INATEL e no Instituto Português da Juventude.


O Associativismo em Fafe
Artur Ferreira Coimbra

Câmara Municipal de Fafe 2004