Fafe.com

Meps

Fafe.com

Fafe.com

Em Destaque

Directório de Empresas


  • Alimentação e Bebidas
    Cafés, Restaurantes, Bares...


  • Automóveis, Motos, etc.
    Escolas de Condução, Oficinas...


  • Casa e Lar
    Mobiliário, Lavandarias...


  • Cultura e Lazer
    Cinema e Teatro, Discotecas...


  • Empresas e Serviços
    Contabilidade, Imobiliárias...


  • Espaços Comerciais
    Comércio, Supermercados...


  • Saúde
    Farmácias, Clínicas...


  • Utilidade Pública
    Segurança, Administração...

Farmácia de Serviço

Farmácia Moura
Farmacia
Próximos Dias

Contactos Úteis

C.M. Fafe:253 700 400
J.F. Fafe:253 495 134
G.N.R.:253 490 890
Hospital:
253 540 330
Centro Saúde:
253 490 580
Indáqua:
253 700 020
EDP:
808 505 505

Ver mais...

Museu da Imprensa de Fafe

A Câmara Municipal de Fafe, no prosseguimento das suas competências no domínio da defesa do património cultural, tomou a iniciativa de criar um Museu de Imprensa do concelho, tendo como núcleo estruturante o espólio tipográfico e documental do extinto jornal O Desforço (fundado em 1892) e o de Almanaque Ilustrado de Fafe (1909), adquirido pela autarquia.

O Museu abriu ao público em 25 de Abril de 1996, no Palacete da Rua José Cardoso Vieira de Castro, onde se manteve até à mudança para as actuais instalações. No novo espaço, o Museu foi reorganizado e melhorado consideravelmente.

São parte integrante do seu conteúdo as máquinas e equipamentos necessários à composição, impressão e acabamento do jornal e uma importante colecção de gravuras utilizadas naqueles periódicos. No espólio avulta um prelo de 1885, bem como máquinas mais recentes, na perspectiva de uma leitura da evolução do trabalho tipográfico, de composição manual à mecânica.

Além do espaço oficial, o Museu inclui ainda a colecção de outros jornais locais, documentação diversa e a reprodução do ambiente de trabalho do antigo director daquelas publicações, Artur Pinto Bastos.

Este espaço museológico integra-se no conceito de museu local, tendo como base uma colecção de natureza tecnológica. Os seus objectivos concretizam-se na recolha, conservação e exibição do acervo documental. A exposição é uma função que permite ao museu realizar de modo específico a sua missão cultural e educativa. O Museu da Imprensa de Fafe assume-se como um projecto em construção, aberto à envolvente social, susceptível de integração permanente de nova documentação.

Ficha Técnica

Localização: Casa Municipal da Cultura de Fafe (Ver no mapa)

Aberto de 2ª Feira a 5ª Feira

Horário

9.00H - 12.30H / 14.00H - 17.30H

Entrada Gratuita