Fafe.com

Meps

Fafe.com

Fafe.com

Em Destaque

Directório de Empresas


  • Alimentação e Bebidas
    Cafés, Restaurantes, Bares...


  • Automóveis, Motos, etc.
    Escolas de Condução, Oficinas...


  • Casa e Lar
    Mobiliário, Lavandarias...


  • Cultura e Lazer
    Cinema e Teatro, Discotecas...


  • Empresas e Serviços
    Contabilidade, Imobiliárias...


  • Espaços Comerciais
    Comércio, Supermercados...


  • Saúde
    Farmácias, Clínicas...


  • Utilidade Pública
    Segurança, Administração...

Farmácia de Serviço

Farmácia Moura
Farmacia
Próximos Dias

Contactos Úteis

C.M. Fafe:253 700 400
J.F. Fafe:253 495 134
G.N.R.:253 490 890
Hospital:
253 540 330
Centro Saúde:
253 490 580
Indáqua:
253 700 020
EDP:
808 505 505

Ver mais...

Cinema-Teatro de Fafe

O Teatro – Cinema é um dos principais motivos de interesse arquitectónico da cidade de Fafe, constituindo para a época da sua abertura um importante marco cultural. Era mesmo considerado pela imprensa da época “um dos melhores teatros do norte do País” e o melhor da província.

A sua fachada, de decoração invulgar, é de harmonioso recorte. Pintada em tom de rosa e com desenhos de cupidos alados, como que a simbolizar o amor às artes, esta obra marca o fim das iniciativas dos ‘brasileiros’ de Fafe e dos seus descendentes, fechando o ciclo da emigração para o Brasil.

A arquitectura do interior é em forma de ferradura, com um tecto abobadado e decorado com motivos pictóricos alusivos a músicos famosos (Chopin, Rossini, Haydn e Mozart), além da figuração do firmamento. O teatro tem uma lotação aproximada de 300 lugares, incluído a plateia, as frisas e os camarotes.

Ao longo de mais de 50 anos, o Teatro - Cinema apresentou inúmeros espectáculos de teatro e milhares de filmes, além de manifestações de diversa índole. Com o andar dos tempos, o edifício foi-se degradando e deixou de ter condições para a exibição cinematográfica, pelo que foi encerrado ao público em 1981, por determinação da Direcção Geral de Espectáculos, por ameaçar ruína.
Encerrado durante cerca de 20 anos, a Câmara Municipal conseguiu finalmente, em 2001, depois de aturadas negociações, adquirir o imóvel.

Em 2008, todo o conjunto do Teatro – Cinema foi devidamente e pormenorizadamente restaurado no âmbito das obras de requalificação, bem como dotado das mais modernas condições de funcionamento e de utilização. Por outro lado, em seu redor foi construído um edifício para apoio técnico às actividades do Teatro - Cinema e que inclui a instalação da Academia de Música José Atalaya.

O novo edifício inclui ainda uma sala polivalente - baptizada com o nome de Manoel de Oliveira, em homenagem ao centenário realizador português, ainda vivo – com capacidade para cerca de 150 pessoas. Além da exibição de cinema, nessa sala serão ainda realizadas audições musicais e outros eventos apropriados.

Telefone: 253 490 900

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Morada: Rua Monsenhor Vieira de Castro (Ver no mapa)